• quarta-feira , 24 outubro 2018

No DF, homem se passa por comprador para furtar carro anunciado na web

Câmeras de segurança de prédio na 404 Norte registraram momento em que dono se desespera ao ver carro sendo levado; anúncio foi feito em site de vendas. Suspeito está foragido.

Ladrões roubam carros anunciados na internet

Câmeras de segurança registraram em vídeo, na última semana, o momento exato em que um suposto comprador – interessado em uma caminhonete anunciada em um site de vendas –, entra no carro e sai dirigindo o veículo pelas ruas do Distrito Federal.

O automóvel não tinha seguro. O prejuízo estimado é de R$ 60 mil. O furto foi registrado pelas câmeras de um prédio na 404 Norte, local onde o susposto comprador (de camisa amarela, nas imagens) dizia morar.

De acordo com o dono da caminhonete, o suspeito pediu para conferir o funcionamento do ar-condicionado para, então, ligar a chave na ignição e fugir.

“Bom de papo, fluente na linguagem”. (…) É um tipo de pessoa que não dá para você distinguir porque não te dá nenhum tipo de rastro de que é uma má índole.”

Suspeirto (camisa amarela) e dono do veículo (vermelha) conversam sobre suposta venda do carro (Foto: Reprodução)

O vídeo mostra, ainda, o desespero do dono (de camisa vermelha) ao se dar conta do golpe. No momento, uma motorista passava em um outro carro. Ele pede ajuda e os dois saem na direção da caminhonete furtada. A perseguição não foi registrada pelas câmeras.

Momento em que suposto comprador foge com caminhonete (Foto: Reprodução)

Desde que a vítima postou o vídeo na internet, o dono começou a receber mensagens de outros proprietários de carros que também foram enganados da mesma forma. Já são seis vítimas confirmadas.

Segundo a Polícia Civil, o suspeito identificado por todas as vítimas é Rafael Alves, de 30 anos. Ele tem pelo menos 24 passagens pela polícia de vários estados, de acordo com as investigações. Até as 19h desta segunda-feira (18), o suspeito ainda não tinha sido encontrado. Informações que levem à prisão dele podem ser repassadas pelo Disque-Denúncia, no número 197.

Dono de caminhonete furtada pede ajuda a motorista que passava na rua (Foto: Reprodução)

Outras vítimas

Em entrevista à TV Globo, uma mulher conta ter caído no mesmo golpe. A vítima diz que o suspeito interessado na compra do veículo pediu a chave do carro emprestada para conferir os pneus, e também fugiu dirigindo.

“Eu demorei uns 20 minutos pra cair a ficha”, conta.

Uma terceira vítima – outra mulher – chegou a levar o padrasto e a mãe no encontro com o suposto comprador do carro. Da mesma forma, o suspeito disse que ia testar o carro e fugiu.

Dica de segurança

O delegado de crimes cibernéticos Giancarlo Zuliani explica que não se deve entregar as chaves para o suposto comprador. Se a pessoa pedir para testar o veículo, a orientação é sugerir que isso seja feito em uma oficina.

“Você deixar a pessoa dirigir o carro é um risco muito grande.”

Veja Também