Ex-diretora da UnBTV faleceu nesta segunda-feira (12), aos 57 anos. ‘Deixa um grande vazio em todos que a conheceram’, diz trecho da nota da reitoria.

Jornalista Neuza Meller morreu aos 57 anos, por complicações decorrentes de Covid-19 — Foto: Facebook/Reprodução

A jornalista Neuza Meller, servidora da Universidade de Brasília (UnB) e ex-diretora da UnBTV, morreu, aos 57 anos, nesta segunda-feira (12), por Covid-19. Em nota, a reitora da universidade, Márcia Abrahão, lamentou o ocorrido e disse que na gestão da colega, a TV universitária “cresceu e foi respeitada”.

“Elogiada por colegas e profissionais de Brasília e de todo o país, Neuza fez a nossa TV universitária crescer e ser respeitada. Em quatro anos e meio de gestão, testemunhamos seu amor e sua incansável dedicação à universidade pública. Neuza deixa um grande vazio em todos que a conheceram no cotidiano da construção da imagem da Universidade de Brasília”, escreveu a reitora.

Atualmente, a jornalista coordenava a equipe de Relações Institucionais e integrava os conselhos Administrativo, Executivo e Consultivo da UnBTV. Segundo a universidade, Neuza Meller “contribuiu fortemente para a formação de muitas gerações de profissionais do audiovisual e do jornalismo, que tiveram oportunidade de estagiar na UnBTV, considerada por Neuza como a principal escola de formação profissional do setor no DF”.

A morte da servidora causou comoção nas redes sociais, entre ex-alunos e familiares, que deixaram mensagens no perfil da jornalista. A UnBTV também publicou um vídeo e uma nota em homenagem à Neuza (veja abaixo).

Até esta segunda-feira (12), o DF registrava 9.389 óbitos por Covid-19. Já os infectados somam 438.446, sendo que 96,3% estão recuperados.

Veja nota da UnBTV

“Com profunda tristeza comunicamos o falecimento de Neuza Meller, no dia 12 de julho de 2021. Neuza Meller foi profissional de trajetória emblemática na UnBTV, órgão que ajudou a construir, atuando como diretora geral por dez anos. Atualmente, coordenava a equipe de Relações Institucionais e integrava os Conselhos Administrativo, Executivo e Consultivo da UnBTV.

Em sua gestão como diretora da UnBTV Neuza foi responsável pelo crescimento da equipe de funcionários, pelo reconhecimento da UnBTV como órgão complementar da Reitoria, pela renovação do parque tecnológico e pelas negociações que deram origem ao novo prédio da UnBTV – em construção. Neuza Meller contribuiu fortemente para a formação de muitas gerações de profissionais do audiovisual e do jornalismo, que tiveram oportunidade de estagiar na UnBTV, considerada por Neuza como a principal escola de formação profissional do setor no Distrito Federal.

As qualidades do trabalho desenvolvido por Neuza no âmbito da comunicação pública extrapolaram a Universidade de Brasília e foram reconhecidas nacionalmente. Neuza Meller exercia a função de Diretora de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU) e era reconhecida pelo amplo e competente trabalho de articulação em prol da ampliação da quantidade e qualidade dos canais das TVs universitárias brasileiras.

Para além das qualidades profissionais, se destaca a figura humana de Neuza Meller, pela maneira afetiva que acolhia todas e todos integrantes da equipe da UnBTV e atendia com zelo as demandas dos três segmentos da Universidade de Brasília.

Nos causa profunda indignação saber que a partida de Neuza Meller, uma mulher de 57 anos, profissional de grande relevância no meio da comunicação pública, poderia ter sido evitada, bem como a de mais de 530.000 vidas brasileiras, se todas as providências de combate à pandemia da Covid-19 fossem adotadas no devido tempo.

O legado de Neuza Meller estará no trabalho cotidiano da equipe da UnBTV. Perdemos uma companheira de trabalho e, sobretudo, uma grande amiga. Aos familiares de Neuza, expressamos nossas condolências.

Brasília, 12 de julho de 2021.

Equipe da UNBTV.”

Escreva um comentário