• terça-feira , 12 dezembro 2017

Metrô funciona com todas estações abertas em 17º dia de greve no DF

Transporte público opera com 18 dos 24 trens em horários de pico e com, no mínimo, 3 em horários de menor circulação de passageiros. Faixas exclusivas continuam liberadas até meia-noite.

Passageiros embarcam em trem de metrô no Distrito Federal (Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília)

O metrô do Distrito Federal, em greve há 17 dias, funciona nesta sexta-feira (24) com todas as estações abertas para embarque e desembaque. O sistema voltou a operar na quinta (23), após cinco dias de paralisação total. Faixas exclusivas para ônibus permanecem liberadas.

Nos horários de pico, que agora vão das 6h às 8h45 e das 16h45 às 19h30, o metrô funciona com 18 dos 24 trens. Já nos períodos alternativos, de menor circulação de pessoas, são 3 a 5 trens para todo o DF. Cerca de 160 mil passageiros utilizam o transporte todos os dias.

O número de trens atende a uma decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) que obriga o funcionamento de 18 dos 24 trens em horário de pico. A determinação fala em “responsabilidade compartilhada” do sindicato e da empresa.

Faixas exclusivas

Carros do DF circulalm ao lado de faixa exclusiva (Foto: Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília)

As faixas exclusivas para ônibus, liberadas pelo Departamento de Estradas e Rodagens (DER) e o Detran do Distrito Federal, estão liberadas na EPTG, na EPNB, na W3 Sul e Norte e no Setor Policial Sul para circulação de todos os veículos até a meia-noite desta sexta (24).

Veja Também