• terça-feira , 18 setembro 2018

Livro de Alice Birch é inspiração para peça de teatro em Brasília

‘Levante-se’ questiona papel da mulher no sexo, casamento, família e trabalho.

Atriz da peça ‘Levante-se’, inspirada em livro homônimo da feminista britânica Alice Birch (Foto: Jamila Barbosa/Divulgação)

No mês da mulher, uma equipe de artistas formada essencialmente por elas se inspira na obra da escritora feminista britânica Alice Birch “Levante-se” para criar uma peça de teatro que subverte o papel da mulher na sociedade. O espetáculo de mesmo nome estreia em Brasília nesta quinta-feira (1º).

Anônimos, rostos femininos sob os holofotes do palco unificam as vítimas do machismo que, ao longo dos séculos, foram subjugadas e desqualificadas. “Essa peça é um grito pelo empoderamento feminino, pela liberdade da mulher”, afirmou a atriz e produtora Renata Soares.

Atrizes da peça ‘Levante-se’, inspirada em obra homônima da feminista britânica Alice Birch, nas paredes do Teatro Nacional de Brasília (Foto: Jamila Barbosa/Divulgação)

 

O espetáculo descortina a relação homem-mulher em cinco áreas: sexo, trabalho, casamento, família e corpo. “A peça vem sem dar nenhuma resposta, mas traz uma série de questionamentos para que a platéia saia pensando no lugar que a mulher ocupa no cotidiano.”

“É um humor bem ácido justamente pra incomodar e gerar esse questionamento.”

Atriz da peça ‘Levante-se’, inspirada na obra homônima da escritora feminista britânica Alice Birch (Foto: Jamila Barbosa/Divulgação)

A principal inspiração para a construção da peça, segundo Renata, é a irreverência com a qual a britânica Alice Birch questiona o lugar da mulher na sociedade. No entanto, foi a composição feminina da equipe que aproximou conceitos como feminismo, machismo, misoginia e patriarcado da realidade concreta.

“O texto original serviu de base para as nossas discussões, mas muita coisa que entrou no roteiro veio de relatos de experiências pessoais nossas”, disse. “Pelo simples fato de sermos mulheres, conseguimos falar sobre o assunto com muita propriedade.”

Expandir a discussão

Com produção independente, a equipe arrecadou fundos por meio de um financiamento coletivo e contou, ainda, com a ajuda de amigos para custear todos os gastos da peça. “Viemos para cá, porque sentimos que a cidade está muito produtiva e pulsando arte”, explicou a produtora Renata, que mora há dois anos em Nova York.

Atriz da peça ‘Levante-se’, inspirada na obra homônima da escritora feminista britânica Alice Birch (Foto: Jamila Barbosa/Divulgação)

Embora toda a equipe seja brasiliense, a maior parte não vive mais na capital – como ela. Após a temporada por aqui, a intenção é levar o espetáculo para outras cidades do país. “Quanto mais a gente questionar, conversar com as nossas amigas, mais entramos num lugar de empoderamento.”

Serviço

1º a 4 de março

  • Local: Espaço Cena Contemporânea – 205 Norte
  • Hora: 20h
  • Ingresso: R$ 20 a meia-entrada

10 e 11 de março

  • Local: Teatro do Brasília Shopping – Asa Norte
  • Hora: 20h
  • Ingresso: R$ 20 a meia-entrada

Veja Também