• quarta-feira , 21 Fevereiro 2018

Inteligência artificial supera humanos em prova de interpretação de texto

(Foto: MF3d / iStock)

As inteligências artificiais desenvolvidas pela Alibaba e pela Microsoft superaram os humanos em um teste de interpretação de texto realizado pelo Universidade de Stanford.

Conforme relata o CNET, a tabela de classificação do SQuAD (Stanford Question Answering Dataset) mostra que ambas as tecnologias estão tecnoicamente empatadas em primeiro lugar, com as pontuações de 82,44 para a Alibaba e 82,65 para a Microsoft.

As pontuações são maiores do que as de um ser humano, que é de 82,30. O exame de leitura e compreensão do SQuAD é composto por uma base de dados com mais de 100 mil perguntas e respostas baseadas em cerca de 500 textos da Wikipedia, sendo que a nota máxima é 100 pontos.

Segundo cientista-chefe de processamento de linguagem natural do Alibaba, Luo Si, isso significa que as máquinas poderão responder perguntas com maior precisão.

“Estamos especialmente animados por acreditar que a tecnologia pode ser gradualmente usada a inúmeras aplicações, como atendimento ao cliente, tutoriais de museu e respostas online a consultas médicas”, explica.

Veja Também