• sexta-feira , 15 dezembro 2017

Governo lança Bilhete Único de Brasília nesta sexta-feira

O sistema inclui integração entre ônibus, BRT, metrô e bicicletas compartilhadas

/Esp. CB/D.A Press

Foto: Barbara Cabral/ Correio Braziliense

O Governo do Distrito Federal lança, nesta sexta-feira (22/9), o Bilhete Único, sistema que integra o transporte público da capital. A entrega está marcada para as 9h, no Palácio do Buriti, e faz parte do Programa de Mobilidade Urbana do DF, Circula Brasília.

 

 

Segundo o GDF, a novidade deve trazer mais agilidade, segurança, informação e economia para os usuários. Com o cartão do Bilhete Único, será possível usar até três transportes diferentes no período de duas horas pelo valor máximo de R$ 5. Dentre os veículos incluídos na unificação estão os ônibus, micro-ônibus, BRT, metrô e as bicicletas integradas.

 

A expectativa do GDF é de instalar mais de mil postos para a compra do cartão. A recarga poderá ser feita nessas unidades ou pela internet e o gerenciamento desta etapa ficará sob responsabilidade das concessionárias e operadores do sistema de transporte.

 

Para aumentar a segurança e evitar fraudes, a ideia do governo é monitorar as entradas por meio de biometria facial, com câmeras instaladas acima das catracas. Por meio de um programa, as imagens captadas serão comparadas com a foto do cadastro para confirmar a identidade do usuário.

 

Também está prevista a utilização de GPS nos veículos com o objetivo de fazer o acompanhamento e, assim, permitir estimar os horários que cada transporte passará nas paradas. A população poderá receber essas informações pelo aplicativo do sistema.

Fonte: Correio Braziliense

Veja Também