• sábado , 15 dezembro 2018

Governo Ibaneis: Fernando Leite, que presidiu Caesb no governo Roriz, deve voltar ao cargo

Engenheiro também já presidiu a CEB no governo Arruda. Indicação foi confirmada pela equipe de Ibaneis; Leite deve assumir cargo em janeiro de 2019.

O governador eleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou nesta segunda-feira (19) o nome do engenheiro Fernando Leite como futuro diretor-presidente da Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb).

Leite já ocupou o cargo em 2006, no último mandato do ex-governador Joaquim Roriz. Em 2009, no governo de José Roberto Arruda (PR), ele também foi diretor-presidente da Companhia Energética de Brasília (CEB).

Em 2006, na primeira passagem pelo comando da Caesb, Leite afirmou, em entrevista à ONG WWF, que a ocupação irregular de terras públicas tinha levado pequenos mananciais à “perda de qualidade e de quantidade de água”.

Na mesma entrevista, defendeu a criação de sistemas de captação no Lago de Corumbá IV – obra que foi retomada pelo governo Rodrigo Rollemberg (PSB) na crise hídrica, em 2017 – e no rio São Bartolomeu, onde não há captação atualmente.

Também durante o mandato na presidência da Caesb, Fernando Leite teria convencido Roriz a propor, na Câmara Legislativa, uma lei para obrigar prédios residenciais a fazer medição individual de água. A proposta nunca chegou a tramitar e, passados 12 anos, ainda há prédios com hidrômetro coletivo no DF. Fonte-G1

Veja Também