• segunda-feira , 23 julho 2018

Google adia planos de alteração que prejudica funcionamento de apps no Android

Reprodução

Em novembro, o Google anunciou uma mudança em uma API do Android que poderia fazer com que diversos apps parecem de funcionar do jeito que deveriam. Depois de ouvir muitas críticas por parte de desenvolvedores e público, a empresa decidiu voltar atrás e está interrompendo os planos temporariamente.

A API em questão se chama Accessibility Services e existe para aplicativos que ajudem pessoas com dificuldades de acessibilidade – como deficientes auditivos ou visuais, por exemplo. Mas ela não é usada apenas para isso, e alguns apps populares como o gerenciador de senhas LastPass também se aproveitam da API.

O plano do Google era impedir que isso acontecesse. A empresa queria limitar o uso da API para apps que efetivamente ajudassem pessoas com dificuldades de acessibilidade. Mas a reação da comunidade de desenvolvedores fez a empresa pausar os planos.

Em um e-mail enviado a desenvolvedores, o Google disse que vai interromper o projeto por ao menos 30 dias. A empresa não quer prejudicar “usos responsáveis e inovadores de serviços de acessibilidade”, mas pediu para os desenvolvedores colocarem na descrição dos seus apps a existência de uma funcionalidade que use os serviços de acessibilidade do Android.

Até o Google tomar uma decisão definitiva sobre o futuro da API, a empresa pede que desenvolvedores contem suas histórias de sucesso. “Se você acredita que seu app usa a API de acessibilidade para fins responsáveis e inovadores que não são relacionados à acessibilidade, conte-nos mais sobre como seu app beneficia os usuários”, pede a empresa.

Veja Também