• sexta-feira , 19 outubro 2018

Fórum Alternativo Mundial da Água buscará saídas para a crise hídrica

Evento ocorre em paralelo e contrapõe 8º Fórum Mundial da Água. Debates serão abertos ao público na UnB, no Parque da Cidade e no Museu da República.

O uso da água será o principal tema em debate no Distrito Federal na próxima semana – em diversos palcos. Isso porque, paralelamente ao Fórum Mundial da Água, de 18 a 23 de março, Brasília também receberá o Fórum Alternativo Mundial da Água (Fama).

O evento, organizado por entidades de movimentos sociais e ONGs, faz um contraponto ao fórum oficial e ocorre entre os dias 17 e 22 de março na Universidade de Brasília (UnB), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade e no Museu Nacional da República. Nos três locais, a entrada será gratuita.

Ao todo, 36 entidades sindicais, movimentos sociais e ONGs estão ligadas à organização do fórum. Entre as cerca de 200 atividades previstas há palestras, debates, seminários e painéis.

Até o momento, 60 convidados de cinco continentes estão confirmados no evento, mas o número deve crescer nos próximos dois dias, diz a organização. A expectativa é de que 10 mil pessoas compareçam ao Fama.

Moradores reclamam de falta de água em Cruzeiro do Sul. (Foto: Anny Barbosa/G1)

Água como direito

De acordo com Iury Paulino, coordenador do Movimento dos Atingidos por Barragens, o Fórum Alternativo Mundial da Água foi criado para contrapor o viés “mercadológico” dado à água pelo evento oficial. A premissa básica, segundo ele, é discutir a “água como um direito essencial à vida e que precisa ser preservado”.

“Nosso fórum nasce da necessidade de colocar no debate as pessoas que realmente sentem o efeito da crise hídrica.”

A programação do evento será dividida em duas etapas: a fase de debates e palestras, na UnB, e a de realização de plenárias, no acampamento a ser montado no Parque da Cidade. Além disso, filmes relacionados ao assunto serão exibidos todos os dias no Museu da República.

As discussões resultarão em um documento final, na forma de um manifesto, que a organização pretende entregar ao GDF e a entidades nacionais e internacionais.

Fórum Alternativo Mundial da Água (Fama);

  • Quando: 17 a 22 de março;
  • Onde: Universidade de Brasília (UnB), Pavilhão do Parque da Cidade e Museu Nacional da República;
  • Inscrições: gratuitas, no site do Fama.

 

Veja Também