• domingo , 24 março 2019

Falha faz iPhone travar quando usuário fala cinco vezes a palavra ‘hífen’

Mais um bug estranho no iPhone

De tempos em tempos, um bug estranho do iPhone aparece sem grande explicação. Depois da descoberta dos caracteres persas que geraram caos em 2013 e de um caractere indiano que podia quebrar o iPhone revelado em 2017, surgiu um novo caso interessante: o do aplicativo que trava quando você fala cinco vezes a palavra “hífen”.

A descoberta foi confirmada pela Kaspersky e testada por nós do Olhar Digital. Trata-se de um bug estranho, mas inofensivo. Basta abrir algum aplicativo que tenha input de texto, como o WhatsApp, Word ou o aplicativo de Notas do iOS e abrir a ferramenta de ditado de texto incorporada ao iPhone.

A cada vez que você falar a palavra “hífen”, o sistema transforma, logicamente, seu comando de voz no símbolo “-”. No entanto, quando você repete a palavra pela quinta ou sexta vez, o app simplesmente fecha na sua cara, o que não tem uma explicação muito clara.

Por ser um bug que depende diretamente da ação do usuário, seu risco é pequeno; ninguém pode enviar um hífen cinco vezes para você para travar seu celular, porque não é assim que a falha funciona. Inclusive, a própria Kaspersky nota que não há qualquer perda de informações após o fechamento repentino do aplicativo.

Nos testes da empresa, foi possível escrever um texto inteiro e depois ditar os hífens, ver o aplicativo fechando e depois retomar a digitação como se nada tivesse acontecido. Todo o texto foi mantido quando o aplicativo foi reaberto, então a falha é aparentemente bem inofensiva e você pode testar no seu iPhone sem medo.

Fonte Olhar Digital

 

Veja Também