• domingo , 17 dezembro 2017

Estudo conclui que atualizar o iOS não causa lentidão em iPhones

É um fato que a Apple faz um trabalho exemplar de atualizar seus celulares, mantendo-os com a versão mais recente do iOS por pelo menos quatro anos, enquanto aparelhos Android têm sorte se receberem suporte por dois anos. No entanto, a prática gera algumas questões: será que a atualização do iOS causa lentidão proposital no celular antigo para incentivar a compra de novos aparelhos?

De acordo com a Futuremark, que desenvolve ferramentas de benchmark para análise de desempenho, essa crença não tem fundamentos técnicos. A afirmação se baseia em uma amostragem de 100 mil testes em sua plataforma executados entre abril de 2016 e setembro de 2017, com iPhones variando entre os modelos 5s e o iPhone 7, rodando versões do iOS 9, 10 e 11.

De acordo com a empresa, a análise de desempenho dos celulares mostra que não houve variação em relação a performance tanto em termos de GPU quanto de processador.

Reprodução

“O desempenho da GPU do iPhone 5s se manteve consistente do iOS 9 para o iOS 11, com pequenas variações que se encontram nos níveis normais. Claramente as atualizações do iOS não causaram um efeito significativo no desempenho”, conclui a Futuremark.

Já nos iPhones posteriores (6, 6s e 7) o poder da GPU também se manteve estável, mas a capacidade do processador viu uma ligeira queda. “Um usuário dificilmente perceberia essa pequena diferença no uso cotidiano”, aponta o estudo.

Reprodução

Isso, no entanto, não significa que você não pode sentir o celular mais lento com o tempo; o estudo só mostra que os componentes não são “sufocados” para que o usuário compre um smartphone novo. A tendência é que os aparelhos antigos apresentem, sim, lentidão, mas por outros motivos.

Quando um novo celular top de linha como o iPhone é lançado, aplicativos são atualizados. Eles tendem a ficar mais pesados para acompanhar a evolução das capacidades técnicas do que há de melhor naquele momento. No entanto, quem tem um iPhone antigo acaba recebendo a mesma atualização, mas sem o mesmo poder para acompanhar as necessidades do app. O resultado é lentidão.

Há ainda o componente psicológico. O lançamento de um novo iOS também vem acompanhado do lançamento de um novo iPhone, mais rápido, mais potente, com câmera superior e uma série de novidades que fazem o celular antigo parecer ultrapassado. Isso pode afetar a percepção do usuário sobre o produto que ele tem em mãos.

Veja Também