• sexta-feira , 19 outubro 2018

Em média, 190 motoristas são multados por dia no DF por uso de celular

Em relação ao primeiro semestre de 2017, quando foram autuados 32.812 condutores, houve aumento de 5%

No primeiro semestre deste ano, foram autuados no Distrito Federal 34.413 condutores pelo uso do celular ao volante. Conforme dados do Departamento de Trânsito (Detran-DF), são 190 registros diários, ou seja, oito por hora.

Em relação ao primeiro semestre de 2017, quando foram autuados 32.812 condutores, o aumento foi em torno de 5%. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o motorista flagrado utilizando o celular ao volante recebe multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira de Habilitação.

Segundo a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), o uso do celular ao volante é a terceira causa de mortes no trânsito. Prejudica a atenção do condutor, a percepção periférica do ambiente e o tempo de resposta diante de uma ocorrência súbita no tráfego.

Para o diretor-geral do Detran-DF, Silvain Fonseca, a situação é tão preocupante quanto à ingestão de bebida alcoólica: “Também é importante conscientizar os passageiros sobre os riscos que todos correm quando o motorista se distrai ao volante”.

O Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil) também alerta que dirigir e telefonar ou acessar as redes sociais pode gerar acidentes graves, pois os condutores trafegam muitos metros sem olhar para o trânsito, ultrapassando a faixa de rolagem, freando bruscamente, caindo em buracos e até causando situações de risco inesperadas.

Veja Também