• terça-feira , 14 agosto 2018

Eleições 2018: DF terá 320 urnas com voto impresso, diz TRE

Universo representa menos de 1% do total de urnas. Ainda não há definição sobre onde máquinas que imprimem ‘recibo’ do voto devem ficar.

Urna eletrônica durante eleição (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

O Distrito Federal terá cerca de 320 urnas com voto impresso, informou nesta terça-feira (8) o porta-voz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Fernando Velloso. Isso representa menos de 1% de todas as urnas que vão ser colocadas em funcionamento durante as eleições deste ano.

Até a publicação desta reportagem, não havia definição sobre os pontos de votação onde estas urnas serão distribuídas.

As máquinas que virão com um “recibo” para que os votos possam ser conferidos pelos eleitores estão sendo providenciadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Esta é uma das principais novidades para as eleições deste ano.

De acordo com o TRE, existem cerca de 650 locais de votação – que reúnem ao todo aproximadamente 6 mil urnas no DF.

Cartório eleitoral lotado com eleitores tentando regularizar situação (Foto: Reprodução/TV Globo)

Cuidado com o prazo

Eleitores de todo o país só têm até quarta-feira (9) para solicitar alterações no título e no local de votação a tempo das eleições de 2018. O primeiro turno acontece em 7 de outubro e o segundo turno, se houver, no dia 28 do mesmo mês.

De acordo com o representante do TRE, Fernando Velloso, a demanda nos cartórios eleitorais “praticamente triplicou” desde a última sexta.

O prazo desta semana vale para tirar o primeiro título, transferir o local de votação e solicitar atendimento especial, por exemplo (veja guia completo abaixo). No Distrito Federal, os cartórios estarão abertos nos dias 7, 8 e 9, das 8h às 18h.

 

Veja Também