25.5 C
Brasília
HomeDistrito FederalElba Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valença se reúnem no Grande Encontro

Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valença se reúnem no Grande Encontro

A nova reunião do trio dá origem ao DVD ‘O grande encontro – 20 anos depois’

Marcos Hermes/Divulgação
Alceu, Elba e Geraldo se revezam em solos, duos e trios
Um dos primeiros lugares em que Alceu Valença, Geraldo Azevedo e Elba Ramalho voltaram a se reunir no palco para comemorar os 20 anos do mítico espetáculo O grande encontro foi em Ceilândia, em agosto.
Depois disso, levaram a turnê a Salvador, Recife, Fortaleza, João Pessoa, Teresina e voltaram a Brasília — onde se apresentaram em 21 de outubro. Quinze dias antes, esses consagrados artistas nordestinos haviam gravado o DVD de Grande Encontro, no Citibank Hall, em São Paulo.
O projeto, com direção artística de André Brasileiro, levou Alceu, Geraldo e Elba a passear pelo roteiro, criado por eles, a revisitar canções emblemáticas de um repertório consagrado, construído ao longo da carreira dos três. Lançamento da Sony Music, O grande encontro – 20 Anos está sendo comercializado em três formatos: kit com CD duplo e DVD, DVD e CD simples.
Essa é a quarta edição de O grande encontro, que surgiu depois que Alceu e Elba assistiram a um show de Geraldo Azevedo e Zé Ralho, no extinto Canecão, o Rio de Janeiro. Imediatamente surgiu a ideia de ampliar o projeto para um quarteto. E assim foi feito em 1996. A segunda e a terceira não contaram com Alceu. A de agora é sem a presença de Zé Ramalho.

Clássicos

A quarta, comemorativa dos 20 anos, trazem músicas que resumem bem a relação dos três artistas, entre elas os clássicos Táxi lunar (Geraldo Azevedo, Alceu Valença e Zé Ramalho), Bicho de 7 cabeças (Geraldo Azevedo, Zé Ramalho e Renato Rocha) e Caravana (Geraldo Azevedo e Alceu Valença). A abertura com Anunciação (Alceu Valença) foi sugerida por Elba Ramalho.
Há uma interação maior entre os artistas nessa nova edição. São nove números em trio e seis em duo, contra 12 solos —  quatro de cada um. Os melhores momentos ficam por conta de La belle de jour (Alceu Valença), Dia branco (Geraldo Azevedo) e Chão de giz (Elba Ramalho).

No repertório do DVD, de 27 faixas e duas extras, foram incluídas também criações de outros compositores, entre os quais Ai que saudade d’ocê (Vital Farias), Eu só quero um xodó (Dominguinhos e Anastácia), Na base da chinela (Jackson do Pandeiro e Rosil Cavalcanti), Sabiá e Qui nem jiló (Luiz Gonzaga) e Sangrando (Gonzaguinha).
Para acompanhar os três nesse projeto foi formada uma banda de sete músicos, composta por Paulo Rafael (guitarra e direção musical), Marcos Arcanjo (guitarra e violão), Rafael Meninão (violão), Cesar Michiles (flautas e saxofone), Ney Conceição (baixo), Cassio Cunha (bateria) e Anjo Caldas (percussão). No cenário, Gringo Cardia usa o trabalho do artista plástico baiano J. Cunha, que combina tons nordestinos com psicodelia.
O Grande Encontro – 20 Anos
DVD e CD Ao Vivo com Alceu Valença, Geraldo Azevedo e Elba Ramalho. Lançamento Sony Music. Preços sugeridos: Kit (DVD e CD duplo) R$ 64,90. DVD 32,90 e CD 24,90.
Veja Também