• sábado , 20 outubro 2018

DF retoma aulas na rede pública e reabre postos de saúde nesta terça, diz governo

Anúncio foi feito após reunião do ‘gabinete de crise’. Cirurgias sem emergência e uso de ambulâncias do Samu continuam restritos; veja lista de anúncios.

Crianças da educação infantil em sala de escola pública no Distrito Federal (Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília/Divulgação)

As aulas da rede pública do Distrito Federal serão retomadas nesta terça-feira (29), informou o governador Rodrigo Rollemberg (PSB). Após reunião do “gabinete de crise” do governo, na tarde desta segunda (28), ele também anunciou a reabertura dos postos de saúde e das Farmácias de Alto Custo.

Todos esses serviços estavam suspensos desde a última sexta (25), em razão dos impactos da greve dos caminhoneiros. Segundo Rollemberg, a falta de combustível nos postos da capital já começou a ser resolvida.

“Ao longo desses quatro dias, nós já liberamos mais de 10 milhões de litros de combustível para os diversos postos do DF. Só hoje, mais de 190 caminhões-tanque saíram para distribuir combustível”, declarou.

A partir desta terça, os hospitais também devem voltar a fazer consultas ambulatoriais – aquelas pré-marcadas, fora da emergência. Já as cirurgias agendadas seguem suspensas, por tempo indeterminado.

A circulação de ambulâncias do Samu também segue restrita ao atendimento de urgências e emergências. Para essas duas atividades, não há prazo estabelecido para a normalização do atendimento.

“Essa é uma crise nacional, a solução dessa crise está no âmbito federal. Mas, estamos trabalhando duro e de forma integrada […] no sentido de minorar os impactos dessa crise para a população de Brasília”, declarou Rollemberg.

Transporte público

Ainda de acordo com Rollemberg, o transporte público do DF deve funcionar normalmente nesta terça. Durante todo o dia, houve relato de atrasos em paradas de ônibus em diversas regiões administrativas. O governo informou que não houve redução de frota.

O Metrô continuará rodando em horário normal, de 6h às 23h30. Se necessário, pode estender o horário de pico em uma hora – tanto pela manhã, quanto no fim da tarde.

Outros serviços

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) também deve retomar a escala normal nesta terça. No fim da semana, o Palácio do Buriti chegou a anunciar redução no ritmo de recolhimento do lixo, prevendo a escassez de combustível.

Nesta segunda, de acordo com a PM, pelo menos três caminhões-tanque cheio foram escoltados da base da Petrobras, no SIA, para abastecer os veículos do SLU.

Veja Também