• domingo , 24 março 2019

Conheça o contra-ataque da Apple para que a Siri alcance o Google Assistente e Alexa

A partir do próximo mês usuários poderão usar o Airbnb com a ajuda da assistente de voz da Apple

A partir do próximo mês usuários poderão usar o Airbnb com a ajuda da assistente de voz da Apple

Nos últimos anos, tanto o Alexa quanto o Google Assistant foram frequentemente atualizados e melhorados. A Siri, por sua vez, parecia adormecida. O serviço de entrega de comida ativado por comando de voz é um exemplo: Alexa passou a oferecê-lo em 2016, coisa que o assistente da Apple fez apenas 2 anos depois. Com isso em mente, não é difícil perceber que a Siri ficou (muito) para trás em comparação com as principais concorrentes.

Em resposta, a Apple (finalmente) tem um plano para impulsionar seu assistente. Isso incluiu a promoção dos muitos experimentos com desenvolvedores — o que fez da Alexa um sucesso. A norte-americana vem trabalhando nisso por meio do Siri Shortcuts — um recurso não muito bem explicado, mas que foi apresentado em junho de 2018, na Worldwide Developers Conference.

Os atalhos já permitem que a Siri seja usada para controlar diferentes aplicativos do iOS — como tirar uma selfie ou obter detalhes de um próximo voo por meio de comandos de voz (esse último, o Google Assistente também já faz há algum tempo).

Agora, a “Maçã” anunciou nesta quinta-feira uma série de novas integrações de aplicativos com a Siri Shortcuts — que incluem o Caviar, o Merriam Webster Dictionary e o Airbnb.

Esse novo projeto se mostra mais promissor do que o anterior, o SiriKit. Ele era uma integração de software do assistente de voz — que nunca alcançou o rápido desenvolvimento do Alexa e do Google Assistant. A Apple informou que o SiriKit continuará existindo apenas para alguns usos direcionados em apps como WhatsApp e Uber.

A capacidade da companhia de Tim Cook de reunir milhares de novos recursos em pouco tempo dá à Siri a chance de ser necessária para a experiência do usuário. Além de se apresentar como competitiva frente à Alexa e ao Google Assistente — que estão confortáveis como assistentes de voz #1 e #2 no ranking dos mais usados, respectivamente. A Apple também encontrou uma maneira de integrar o Siri em aparelhos mais conectados, como cafeteiras, trazendo o aplicativo Drop para os atalhos.

Essa estratégia encontra força no fato da empresa ser uma das principais plataformas de aplicativos móveis do mundo. Também podemos adicionar a isso a contratação de John Giannandrea, ex-chefe da AI do Google, em abril de 2018.

Fato é que a empresa ainda tem um longo caminho a percorrer. Ênfase para o mercado de alto-falantes inteligentes, onde o seu representanto, o HomePod ainda é mais caro que o Amazon Echo e o Google Home e também não caiu nas graças do público.

O Siri Shortcuts foi integrado a muitos recursos no iOS 12 com o objetivo de encorajar a utilização do assistente de voz. A ativação de Novos Atalhos Siri serão sugeridas para outras atividades — escolher um lanche no Caviar, por exemplo. Essas sugestões foram adicionadas à Seção de Pesquisa e às Configurações no iOS.

A Apple informou nesta quinta-feira que adicionou ao Siri Shortcuts aos serviços da American Airlines, Dexcom, Caviar, Merriam Webster e Spectre. Em março e abril, haverá Atalhos do Airbnb, Drop, ReSound e Smarter. Para o Airbnb, por exemplo, será possível acessar os detalhes da sua estadia, incluindo o horário do check-in, um mapa do local e a senha do Wi-Fi. Tudo isso por meio de comando de voz.

Essas novas integrações se juntam a outros aplicativos, incluindo Waze, Seamless, Instacart, Câmera DSLR, Pandora, Tile, Overcast, Evernote, Citymapper, Kayak, Hotels.com, British Airways, VRBO e The Weather Channel.

O Siri Shortcuts também permitirá a criação de atalhos mais complexos. Eles integram equipamentos de casas inteligentes, que funcionam com o HomeKit da Apple. Por exemplo, um usuário dizer à Siri “Bom dia” e, em seguida, ela dará os comandos para que as persianas sejam abertas, a cafeteira seja ligada, além de informar a previsão do tempo.

Atalhos desse tipo estão disponíveis no iPhone, iPad, HomePod, iPod Touch e Apple Watch.

Fonte Olhar Digital

 

Veja Também