• quarta-feira , 24 outubro 2018

Confira o que abre e o que fecha durante o feriado de Natal

Shopping centers terão horário ampliado e serviços públicos funcionam em escala especial


Com a chegada do Natal, os estabelecimentos da cidade têm o horário de funcionamento diferenciado. Confira como shopping centers, serviços públicos, pontos turísticos e bancos vão funcionar

 

De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista do DF(Sindivarejista), os 30 mil estabelecimentos comerciais do DF não funcionam no Natal. Na véspera, as lojas podem abrir, mas devem fechar às 19h, respeitando a jornada máxima de seis horas de cada funcionário. Contudo, os clientes que já estiverem dentro dos locais continuam a ser atendidos.

Bancos

 

Os agências bancárias também fecham no Natal, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). As operações podem ser feitas pelos caixas eletrônicos, internet banking e mobile banking. Também é possível pagar os boletos por meio de agendamento eletrônico ou Débito Direto Autorizado (DDA).

Shopping Centers

Crédito: Carlos Vieira/Correio Braziliense

 

Alameda Shopping

O shopping fecha no Natal. Na véspera, as lojas e quiosques ficam abertas das 9h às 18h30, e a praça de alimentação funciona das 10h às 18h30.

Boulevard Shopping

No Natal, as lojas e a área de lazer do Boulevard Shopping ficam fechadas, enquanto a abertura dos estabelecimentos da área de alimentação são facultativos, podendo acontecer das 12h às 22h.

O horário de funcionamento no dia 24 ocorre das 9h às 17h, com exceção da área de lazer. Com o término do feriado, as atividades voltam ao normal.

Brasília Shopping

No domingo (24/12), o horário de funcionamento é das 9h às 17h. Já no Natal, as lojas ficam fechadas, enquanto a abertura das áreas de alimentação e lazer é opcional.

 

Conjunto Nacional

Na véspera de Natal, o shopping abre das 9h às 19h. Já no dia 25, as lojas estão fechadas. O funcionamento volta ao normal no dia seguinte.

Pátio Brasil

De 21 a 23 de dezembro, o shopping do Setor Comercial Sul tem horário prolongado e funciona das 9h às 23h. No dia seguinte, ele fecha quatro horas antes. O Pátio Brasil fica completamente fechado durante o Natal.

JK Shopping

No dia 24, o JK shopping fica aberto das 9h às 19h. As lojas fecham no feriado, e cabe a cada estabelecimento da praça de alimentação a opção de funcionar ou não.

ParkShopping

Até o dia 23/12 abre das 9h à 0h. No dia 24/12 das 9h às 17h.

Transporte público 

Credito: Ed Alves/Correio Braziliense

 

Ônibus

O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) informou que, na segunda (25), os ônibus seguirão a tabela dos domingos (40% da frota), com reforço de acordo com a demanda.

Metrô

Funciona normalmente no domingo (24), das 7 às 19 horas, e não circula na segunda (25).

Serviços públicos 

 

Hemocentro

Não funciona nos dias 24 e 25 de dezembro

 

Na Hora

As unidades fecham no sábado (23), no domingo (24) e na segunda (25).

 

Procon

Na segunda (25) os postos do Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF) não atendem o público.

 

Secretaria de Fazenda

As agências da Secretaria de Fazenda e o atendimento telefônico pela central 156, opção 3, não funcionam na segunda-feira (25). O atendimento virtual para dúvidas e solicitações estará disponível, mas as respostas serão dadas posteriormente. Emissões de segunda via para pagamentos de impostos e parcelamentos poderão ser feitas normalmente pelo portal da Secretaria de Fazenda.

 

Saúde

Unidades de pronto-atendimento (UPAs) e emergências estarão abertas normalmente, mas os ambulatórios e os centros de saúde, fechados. Algumas unidades básicas de saúde (UBS) funcionam aos sábados, das 7 horas ao meio-dia. A relação completa está disponível no site da secretaria.

 

Segurança pública

Na segunda-feira (25), as delegacias funcionarão em sistema de plantão 24 horas. A Delegacia Eletrônica e o telefone 197 ficarão disponíveis durante as 24 horas do feriado.

 

 

Pontos turísticos 

Crédito: Carlos Vieira/ Correio Braziliense

Jardim Botânico

Fecha no domingo (24) e na segunda (25).

Jardim Zoológico

Aberto durante o feriado, das 8h30 às 17 horas. A entrada custa R$ 10. Crianças de 6 a 12 anos, estudantes, idosos (pessoas acima de 60 anos), professores e beneficiários de programas sociais do governo pagam meia-entrada. Para crianças de até 5 anos e pessoas com deficiência, o ingresso é gratuito.

Planetário de Brasília

No domingo (24) abre das 8 horas às 13h30. Não abrirá no Natal (25).

 

Catetinho

Fecha na segunda (25).

Torre de TV

Abre no domingo (24) das 9 às 14 horas. Na segunda (25), somente das 14 às 19 horas.

Torre de TV Digital

Visitação está suspensa para manutenção.

 

Memorial dos Povos Indígenas

Na véspera de Natal (24), o museu funciona das 10 horas ao meio dia e na segunda (25) estará fechado.

 

Museu Nacional

Fechado na segunda (25).

 

Bibliotecas 

Biblioteca Pública de Brasília (EQS 312/313)

Fechada para reforma desde abril.

Biblioteca Nacional de Brasília

Na sexta-feira (22) abre normalmente, das 8 horas às 19h45, e fica fechada do sábado (23) até 1° de janeiro.

Casa do Cantador

Não abrirá na segunda (25).

Centro Cultural Três Poderes

Não abrirá no domingo (24) e na segunda (25).

Cine Brasília

Fechado na segunda (25).

Veja Também