• domingo , 27 Maio 2018

Concurso para oficiais da PM-DF deve ser homologado nesta semana

Certame foi ‘destravado’ pelo Tribunal de Contas na última sexta. Corporação informou ainda que vai começar trâmites burocráticos para novos concursos.

Quartel-general da PM-DF (Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília)

O último concurso da Polícia Militar do Distrito Federal para oficiais deverá ser homologado durante esta semana, informou a corporação nesta segunda-feira (29). Segundo a tenente-coronel Sheyla Sampaio, responsável pela área de recrutamento, o certame foi “destravado” pelo Tribunal de Contas na última sexta (26).

Apesar de o edital do concurso ter sido lançado em 2016, a previsão era de que ele fosse homologado em dezembro de 2017. O atraso ocorreu porque o Tribunal de Contas precisou analisar pontos como a existência de um limite para o número de candidatos a serem chamados – a “cláusula de barreira”, que foi mantida.

Ao todo, o concurso prevê 50 vagas de início imediato e 150 de cadastro de reserva. O curso de formação de oficiais tem duração de três anos.

Já prevendo uma certa demora entre o começo do concurso e o real chamamento do efetivo, a PM adiantou que já vai começar o trâmite burocrático para próximos certames.

A ideia é já começar a fazer levantamento do impacto orçamentário e da necessidade de mão de obra para chamar oficiais e praças para daqui a dois anos.

Praças

Na sexta, foi publicado no Diário Oficial o edital do concurso para praças da PM. As inscrições vão de 25 de fevereiro a 4 de abril e custam R$ 88. Elas poderão ser feitas na página da banca, o Iades. As provas estão marcadas para 6 de maio.

Ao todo, o Curso de Formação de Praças prevê 500 vagas imediatas e 1,5 mil para cadastro de reserva. É preciso ter curso superior completo e menos de 30 anos de idade. A altura mínima é de 1,65 m para homens e 1,60 m para mulheres.

Veja Também