• quarta-feira , 23 janeiro 2019

Como seria se as redes sociais não tivessem métricas?

As redes sociais revolucionaram completamente nosso modo de pensar, ver o mundo e até mesmo se comportar. Hoje em dia, as opiniões e manifestações são medidas de acordo com as interações que elas têm nas redes sociais. E é neste momento em que métricas e indicadores entram em cena.

É assim que percebemos que tudo é baseado em um número de seguidores ou gostos que determinam o certo ou errado de alguma opinião. Mas o que aconteceria se não houvessem números em uma rede como o Twitter, por exemplo?

Algo assim é o que Ben Grosser quer levantar a questão com sua extensão Twitter Demetricator. O nome esquisito vem mesmo de algo do tipo “tirar a métrica”.

É estranho considerar que qualquer opinião pode ser validada através do apoio de centenas de pessoas que seguem e “gostam” de qualquer postagem. Quando olhamos mais de perto, chegamos ao fato de que as demonstrações não devem ser julgadas com base no número de pessoas que as apóiam, mas na substância e na forma do assunto.

Para experimentar isso, Ben Grosser projetou essa extensão. É uma extensão do Twitter para o Google Chrome e Firefox, capaz de esconder todas as métricas dentro da rede social. A extensão não mostra números de seguidores, nem retweets e likes. É uma experiência interessante para não sermos influenciados pelas métricas:

Reprodução

O objetivo é navegar pelo Twitter sem observar quantas curtidas tem um tweet ou quantas pessoas seguem a pessoa que o escreveu. É uma experiência extremamente interessante, considerando que muda completamente as regras do jogo.

Sabe-se que a principal mecânica do Twitter (e outras redes) é baseada em uma reputação dentro da rede social medida de acordo com o número de seguidores, de modo que, ao dispensá-los, estamos todos em igualdade de condições, sem nos influenciarmos pelos likes e número de seguidores. Convenhamos que, muitas vezes, acabamos clicando em “gostei” apenas porque vimos uma quantidade grande de likes em uma postagem sem ao menos ler toda a postagem ou nem saber do que se trata!

Ao usar o Twitter com a extensão de ativa, podemos ver claramente se estamos condicionados a apoiar qualquer tendência, para o número de pessoas que fazem isso, por exemplo. Podemos descobrir muitas coisas interessantes experimentando o Twitter a partir desta extensão. Então, não hesite em experimentá-la, é simples de instalar e desinstalar também.

Está disponível aqui para o Chrome e para o Firefox.

Veja Também