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CLDF autoriza o aumento de R$ 63 milhões a mais em gastos com publicidade

O total autorizado para gastos com publicidade no GDF será mais de R$ 170 milhões.

Na última terça-feira (31) a Câmara Legislativa do DF aprovou em primeiro turno o projeto do Governo do Distrito Federal que aumenta o orçamento em gastos com publicidade, o valor é de R$ 63.769.395,00 a mais, ou seja, se trata de um crédito suplementar. Com essa aprovação, o Governo do Distrito Federal poderá gastar o montante superior a R$ 170 milhões só com propaganda.

No processo de votação, houve apenas três deputados distritais que se levantaram em oposição ao projeto.

Deputado Reginaldo Veras (PDT)

“Considero que é muito dinheiro para publicidade, não voto em nenhum aumento de verba publicitária, seja do Governo, seja da CLDF. Principalmente no momento que estamos vivendo!”

Deputado Leandro Grass (Rede)

“A proposta é uma incoerência, que fica parecendo que o governo está preparando o terreno para as próximas eleições, por mais que o projeto tenha todo trâmite legal do ponto de vista jurídico, não tem a responsabilidade social perante a população do DF”.

Deputada Julia Lucy (Novo)

“A Secretaria de Comunicação do Distrito Federal não encaminhou nenhum plano de como vai utilizar esse dinheiro, o GDF já tem aprovado mais de R$ 105 Milhões de reais para ações de publicidade, não há nenhum fundamento para suplementação neste momento”.

Os demais deputados distritais defenderam o aumento dos gastos em publicidade, alguns até elogiaram a medida.

A Publicidade da CLDF

Na gestão do então Deputado Distrital Rafael Prudente (MDB), atual presidente da CLDF, o gasto com publicidade do órgão no último ano já supera R$ 29 milhões. O pior é a falta de transparência detalhada do referido gasto.

A CLDF não fez questão até a última publicação de informar quais veículos de comunicação receberam a campanha e qual o valor foi destinado. Ao contrário do GDF, que já informa de forma detalhada.

A falta de detalhamento na transparência da CLDF nos gastos milionários de publicidade é um prato cheio para manter oculto as indicações de veículos de comunicação que podem ter vínculos políticos. Ocultar dados tão importantes afastam a fiscalização da população, mantém distante questionamentos de gastos e fere a Lei de Acesso a Informação. Veja a diferença:

Exemplo de transparência completa do GDF:

 

Transparência limitada da CLDF:

O site Imprensa Pública entrou em contato com a Vice-Presidência da CLDF, Deputado Rodrigo Delmasso (Republicanos), O deputado é responsável pela área de comunicação do órgão, com isso perguntamos para o deputado o motivo pelo qual existe essa ocultação de dados na transparência.

Delmasso informou que não pode responder pela antiga supervisão da comunicação (Presidência da CLDF), reforçou que ele supervisiona a área de comunicação recentemente e está trabalhando para tornar a informação que questionamos transparente, disse ainda que prevê esses dados na próxima publicação programada para o mês de Abril de 2020.

 

 

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