• segunda-feira , 18 junho 2018

Centros Olímpicos abrem inscrições para sorteio de vagas em abril

Oportunidade de praticar atividades físicas gratuitamente é válida para crianças, jovens, adultos e idosos, com e sem deficiência. Inscrições começam em 3 de abril e primeiro sorteio está previsto para o dia 6

(foto: Camila de Magalhães/FAC/D.A Press)

A partir de 3 de abril, pessoas de todas as idades podem se inscrever para concorrer gratuitamente a uma vaga nas dezenas de modalidades esportivas disponíveis nos Centros Olímpicos e Paralímpicos do Distrito Federal. Há opções de esportes individuais e coletivos para crianças a partir de 4 anos, jovens, adultos e idosos. No período da noite, as unidades são abertas para adultos. Pessoas com deficiência também contam com amplo atendimento especializado, com foco no desenvolvimento físico, motor, social e afetivo. A partir de uma avaliação funcional, que define a capacidade individual de cada pessoa com deficiência, é identificado o esporte mais adequado para lhe proporcionar a oportunidade de mostrar seu potencial.

Cada unidade esportiva tem uma oferta específica de aulas. Os interessados devem comparecer ao Centro mais próximo, de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14 às 17h, para preencher a ficha de inscrição e participar do sorteio. O primeiro sorteio de vagas está previsto para a primeira semana de abril e será aberto ao público. A divulgação do resultado ocorrerá na semana seguinte e aqueles que forem sorteados devem ir ao Centro entregar a documentação para efetivar a matrícula em até dez dias.

Confira a documentação necessária para a realização da matrícula:

– Duas fotos 3×4

– Cópia do RG

– Comprovante de residência

– Para pessoas acima de 70 anos de idade, é necessário levar atestado médico.

– Pra crianças e jovens de 4 a 17 anos, é necessário levar também uma cópia da declaração escolar, certidão de nascimento, identidade e CPF do responsável. E, caso o responsável não seja o pai ou a mãe, levar o documento de guarda ou a autorização do Conselho Tutelar.

Os alunos matriculados nos Centros Olímpicos e Paralímpicos ainda têm acesso a uma série de eventos esportivos, comemorativos e cursos de qualificação social. Outro serviço disponível é o programa Futuro Campeão, voltado para a transformação de jovens talentos em atletas de rendimento. As seletivas são realizadas semestralmente e abertas a toda a comunidade do Distrito Federal. O objetivo é formar atletas que possam representar Brasília em campeonatos regionais, nacionais e até internacionais. Entre os benefícios do Futuro Campeão, estão técnicos especializados, ampla estrutura, auxílio transporte e lanche. A iniciativa é uma realização da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do Distrito Federal, em parceria com entidades como a Fundação Assis Chateaubriand.

Modalidades disponíveis por Centro Olímpico e Paralímpíco (COP):

COP CEILÂNDIA – PARQUE DA VAQUEJADA:
ATIVIDADE FÍSICA ORIENTADA, ATLETISMO, BASQUETE, CAPOEIRA, CAPOTERAPIA, CPD, DESENVOLVIMENTO MOTOR – I E II, FUTEBOL DE AREIA, FUTEBOL SOCIETY, FUTSAL, GINÁSTICA RÍTMICA, HIDROGINÁSTICA, JIU JITSU, KARATÊ, NATAÇÃO, PILATES, TÊNIS E VOLEIBOL.
COP CEILÂNDIA – SETOR O:
ATIVIDADE FÍSICA ORIENTADA, ATLETISMO, BASQUETE, CPD (NÚCLEO), DESENVOLVIMENTO MOTOR I E II, FUTEBOL DE AREIA, FUTEBOL SOCIETY, FUTSAL, GINASTICA LOCALIZADA, GINÁSTICA RÍTMICA, HIDROGINÁSTICA, JIU-JITSU, KARATÊ, NATAÇÃO, VOLEIBOL.
COP ESTRUTURAL:
NATAÇÃO, KARATÊ, TÊNIS, FUTSAL, GINÁSTICA ACROBÁTICA, FUTEBOL DE AREIA, JUDÔ, FUTEBOL SOCIETY, ATLETISMO, BASQUETE, VOLEI, BOXE, ATIVIDADE ORIENTADA, HIDROGINÁSTICA.
COP RIACHO FUNDO I:
ATIVIDADE FÍSICA ORIENTADA, BASQUETE, DM I  E II, FUTEBOL DE AREIA, FUTSAL, GINÁSTICA LOCALIZADA, HIDROGINÁSTICA, JIU-JITSU, KARATÊ, NATAÇÃO E VÔLEI.
COP SAMAMBAIA:
ATIVIDADE FISICA ORIENTADA, ATLETISMO, BASQUETE, CORRIDA/ CAMINHADA, CPD, DESENVOLVIMENTO MOTO I E II, FUTEBOL SOCIETY, FUTSAL, GIN. LOCALIZADA, GIN. RÍTMICA, HIDROGINÁSTICA, JIU-JITSU, KARATÊ, NATAÇÃO, PILATES, TÊNIS, VOLEIBOL.
COP SÃO SEBASTIÃO:

NATAÇÃO, KARATÊ, TÊNIS, FUTSAL, JUDÔ, FUTEBOL SOCIETY, ATLETISMO, BASQUETE, VOLEI, ATIVIDADE ORIENTADA E HIDROGINÁSTICA

COP SOBRADINHO:

ATLETISMO, BASQUETE, HANDEBOL, FUTEBOL SOCIETY, FUTSAL, KARATÊ, VOLEIBOL, GINÁSTICA LOCALIZADA, ATIVIDADE FÍSICA ORIENTADA, DESENVOLVIMENTO MOTOR I E II, MODALIDADES ADAPTADAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.

Onde fica

Confira os endereços dos 12 Centros Olímpicos e Paralímpicos do DF

– Ceilândia (Parque da Vaquejada) – QNP 21, P Norte

– Ceilândia (Setor O) – QNO 9, Conjunto 1, Lote 1

– Estrutural – Área Especial 2, Setor Norte

– Riacho Fundo I – QS 16, lote F

– Samambaia – QS 119, Área Especial, Samambaia Sul

– São Sebastião – Quadra 2, Bairro São Bartolomeu

– Sobradinho – Quadra 2, Setor Esportivo, Área Especial

– Brazlândia – Bairro Vila São José, Quadra 35, AE 22

– Gama – Área Especial, Setor Central (ao lado do Estádio Bezerrão)

– Planaltina – Setor Recreativo e Cultural Módulo Esportivo (ao lado do Restaurante Comunitário).  – Planaltina

– Recanto das Emas – Entrequadra 400/600

– Santa Maria – Quadra Central 3, AE 4

 

Informações:

 

www.facebook.com/centroolimpicoeparalimpicodf

www.facbrasil.org.br

www.esporte.df.gov.br

Fonte: Correio Braziliense

Veja Também