• segunda-feira , 18 junho 2018

Cena Contemporânea e Festival de Cinema do Paranoá abrem inscrições

Festivais valorizam produções do DF. Maior evento de teatro da capital se prepara para 19ª edição.

Pessoas aguardam abertura da 18º edição do Cena Contemporânea, no teatro Caixa Cultural, em Brasília (Foto: Luiza Garonce/G1)

O tradicional festival de teatro do Distrito Federal Cena Contemporânea e a segunda edição do Festival de Cinema do Paranoá abrem inscrições para artistas da capital participarem das mostras competitivas. Os períodos de inscrição vão até 13 de abril e 20 de março, respectivamente. Veja como abaixo como fazer:

Cena Contemporânea

As inscrições para quem deseja se apresentar na 19ª edição do Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília começam nesta terça-feira (13). O evento será realizado entre 21 de agosto e 2 de setembro.

Peça ‘Black off’, interpretada pela atriz sul-africana Ntando Cele durante a 18º edição do Cena Contemporânea, em Brasília (Foto: Luiza Garonce/G1)

Para participar, é preciso que o espetáculo tenha sido produzido no DF, não tenha sido exibido em edições anteriores do Cena e, preferencialmente, seja inédito. O pedido deve ser enviado para o e-mail do festival (curadoriacenadf@gmail.com) até 13 de abril com as seguintes informações: 

  • Texto de apresentação do espetáculo
  • Se a obra é inédita ou não
  • Ficha técnica e artística, com a duração da peça e a classificação indicativa
  • Necessidades técnicas e tempo necessário para a montagem
  • Quatro fotos em alta definição com o nome da peça e crédito do fotógrafo no título da imagem

Além da inscrição virtual, é necessário, ainda, que os interessados entreguem um DVD com as imagens do espetáculo na íntegra – ou do ensaio, caso seja inédito – até 13 de abril no Espaço Cena (SHCN CL 205 Bl. C Lj. 25).

Plateia se prepara para assistir à peça sul-africana ‘Black off’ na 18ª edição do Cena Contemporânea, em Brasília (Foto: Luiza Garonce/G1)

O resultado do processo seletivo será divulgado em 2 de maio – oito espetáculos serão selecionados. Segundo a organização, o número de apresentações, o espaço para encenação e o cachê será definido “em comum acordo com os selecionados”.

No ano passado, foram contemplados cinco espetáculos internacionais, oito produzidos em diferentes regiões do Brasil e oito encenações candangas. O Cena Contemporânea foi criado em 1995 e é considerado um dos cinco mais expressivos de teatro do país.

Cine Paranoá

Cena do filme ‘Ursortudo’, vencedor de melhor curta-metragem no 50º Festival de Cinema de Brasília (Foto: Petronio Neto/Crédito)

O Festival de Cinema do Paranoá foi criado em 2016 pelo cineastaJanuário Jr. – vencedor do prêmio de melhor curta no 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro – com o objetivo de “movimentar” a produção cinematográfica no Distrito Federal e dar visibilidade a quem se aventura a fazer cinema com pouco ou nenhum patrocínio.

O período de inscrições para quem deseja exibir um curta-metragem vai até dia 20 de março e deve ser feito on-line – 25% é reservado a produções de mulheres. O evento ocorre entre 23 e 29 de abril no Centro de Cultura e Desenvolvimento da região (Q. 9 Cj. D). Veja as mostras:
  • Competitiva Nacional: filmes realizados em todo território brasileiro finalizados a partir de janeiro de 2017
  • Competitiva Distrital e Cidades do Entorno: filmes realizados em todas as regiões administrativas do DF e Entorno, e finalizados a partir de abril de 2016
  • Surdocine: filmes nacionais ou distritais com narrativas e formatos direcionados ao público surdo, seja na linguagem ou com janela de Libras, finalizados a partir de janeiro de 2015
  • Estudantil Distrital e Cidades do Entorno: filmes realizados por alunos de ensino fundamental e médio de escolas públicas do DF e do Entorno, finalizados a partir de janeiro de 2017

O curta-metragem “UrSortudo”, de Januário Jr., recebeu três prêmios no 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (Foto: Rômulo Juracy/Divulgação)

O festival também oferece oficinas de cinema, exposição de artesanato, competição de break, rimas e de skate. Quem quiser participar – como ouvinte, expositor ou competidor – deve fazer inscrição pelo email festcineparanoa@gmail.com. As oficinas serão realizadas entre 23 e 27 de abril.

 

Veja Também