• sexta-feira , 20 Abril 2018

Casa da Mulher Brasileira é interditada pela Defesa Civil do DF

Consultoria identificou risco de desabamento. Serviços estão suspensos; denúncias devem ser feitas na Deam.

A Casa da Mulher Brasileira, na 601 Norte, foi interditada nesta sexta-feira (13) por tempo indeterminado. A decisão foi tomada pela Defesa Civil do Distrito Federal após recomendação da empresa Fundações e Recuperação de Estruturas (Fundex), contratada pelo Banco do Brasil para verificar os problemas estruturais do prédio – o banco é responsável pela gestão de recursos e obras no espaço.

Em nota, a Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh), responsável pela coordenação do local, informou que, enquanto o espaço estiver interditado, vítimas de violência devem recorrer à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), na 204/205 Sul, para registrar ocorrência de agressão.

Os serviços especializados de atendimento, acolhimento, apoio psicossocial, promoção de autonomia econômica, cuidado de crianças – por meio da brinquedoteca –, alojamento de passagem e central de transportes estão temporariamente suspensos.

Casa da Mulher Brasileira de Brasília (Foto: Raquel Morais/G1)

A sede da Casa da Mulher Brasileira foi inaugurada em Brasília em junho de 2015 para prestar serviço de atendimento humanizado às mulheres. A coordenação do espaço é compartilhada entre a Presidência da República e o Governo do DF, por meio da Sedestmidh.

O prédio custou R$ 8 milhões aos cofres públicos. A construção tem 3,5 mil metros quadrados de área e capacidade para atender até 250 pessoas por dia.

Estrutura frágil

Esta não é a primeira vez que a Casa da Mulher é interditada por problemas na estrutura. No início de 2016, parte da unidade foi interditada pela Defesa Civil devido a um afundamento do chão.

Em setembro do mesmo ano, o teto de algumas salas desabou após sequência de tempestades. Paredes ficaram rachadas. A Casa ficou fechada por cerca de um mês naquela ocasião.

 

Veja Também