• quinta-feira , 16 agosto 2018

Buriti 2018: Izalci, Alírio e Eliana correm para fortalecer alianças

Pré-candidatos ao GDF buscam possíveis aliados para ajudá-los a chegar à chefia do Executivo local nas eleições de outubro

PEDRO VENTURA/METRÓPOLES

Com a proximidade das convenções partidárias – elas devem ocorrer até o início de agosto, conforme a legislação eleitoral –, os postulantes às disputas de outubro preparam uma semana de intensas negociações com o objetivo de engordar as fileiras de apoiadores aos projetos políticos.

Considerado como a terceira via, o grupo liderado pelo senador Cristovam Buarque (PPS) e o deputado federal Rogério Rosso (PSD) mantém sua agenda de encontros para avaliar o atual cenário político. Agora, com uma “folga”, pois o pré-candidato escolhido pela coalizão, o deputado federal Izalci Lucas (PSDB), confirmou a recondução oficial ao comando do ninho regional dos tucanos. Dessa forma, pode se lançar à disputa pelo Governo do Distrito Federal (GDF).

A semana também será de costuras com os caciques nacionais das legendas. O presidente do PDT, Carlos Lupi, e o do PSDB, Geraldo Alckmin, darão “rasantes” em Brasília logo nos próximos dias, para articulações com siglas aliadas.

Como um dos principais pontos da agenda, Lupi e Alckmin tentarão aparar arestas sobre as atuais dificuldades internas das legendas e buscarão um caminho harmonioso, entre os filiados, rumo às eleições distritais.

Enquanto isso, os demais partidos costurando alianças próprias investem em encontros a fim de atraírem siglas que não oficializaram apoio a nenhuma das pré-candidaturas já postas.

Nessa esteira, a ex-deputada distrital Eliana Pedrosa – nome do Pros ao Buriti – e o também ex-parlamentar Alírio Neto, escolhido pelo PTB para disputar a principal cadeira do Palácio do Buriti, tentarão conversas com partidos afins, na expectativa de formalizarem alianças até o mês de julho.

Veja Também