• segunda-feira , 18 junho 2018

Bill Gates vai investir R$ 100 mil em projetos brasileiros de ciência de dados

(Foto: Kuhlmann /MSC)

A Fundação Bill & Melinda Gates, do criador da Microsoft, Bill Gates, e sua esposa, Melinda, lançou neste mês a mais recente edição do Grand Challenges Explorations (GCE), um concurso que premia cientistas com bolsas para a realização de pesquisas de apelo humanitário.

Mas, pela primeira vez, neste ano o concurso é dedicado exclusivamente a brasileiros. O projeto é fruto de uma parceria entre a fundação, o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O programa vai selecionar pesquisadores para ganhar até R$ 100 mil em financiamento de um estudo focado em ciência de dados. O objetivo é subsidiar propostas que ajudem a “entender os principais fatores que impactam a saúde materna e o desenvolvimento infantil no Brasil”.

Não é preciso ser pesquisador de carreira para entrar no páreo. A Fundação Bill & Melinda Gates aceita inscrições de qualquer pessoa, mesmo sem mestrado, doutorado, sem exigência de currículo, referências ou resultados prévios que corroborem o estudo.

Serão aceitos também propostas encaminhadas por pessoas de qualquer área, não somente da ciência de dados. Até organizações podem apresentar projetos, incluindo universidades, laboratórios, institutos de pesquisa, ONGs e empresas privadas.

Para participar do desafio, é preciso descrever a proposta do estudo em duas páginas, com uma cópia em inglês e outra em português. O período de inscrições vai de 5 de março até 2 de maio. Clique aqui para saber mais detalhes e inscrever seu projeto gratuitamente.

Veja Também