• sábado , 26 Maio 2018

Área exclusiva para motos é sinalizada em 104 semáforos da W3 Sul

Espaço permite que motociclistas parem à frente dos demais veículos. Sinalização é a mesma do Eixo Monumental.

Detran cria ‘bolsões’ para motos em frente a semáforos do Eixo Monumental, no DF (Foto: Dênio Simões/GDF/Divulgação)

Os espaços exclusivos para motos em semáforos, pintados no Eixo Monumental desde o ano passado, foram parar, também, ao longo da W3 Sul neste domingo (13). Ao todo, 104 bolsões para motociclistas foram criados. Nesta semana, começam as pinturas na W3 Norte.

Segundo o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran), o espaço “oferece mais segurança aos condutores e pedestres”. Por isso, a intenção é que a sinalização esteja presente em todos os semáfotos da capital.

Detran cria ‘bolsões’ para motos em frente a semáforos do Eixo Monumental, no DF (Foto: Dênio Simões/GDF/Reprodução)

Os bolsões são espaços exclusivos posicionados antes da faixa de pedestres e à frente da marca de contenção para outros veículos, que permitem aos motociclistas ficar na linha de frente enquanto o semáforo estiver vermelho.

W3 Sul e Norte

Os trabalhos na Asa Sul começaram na quinta-feira (11), na altura da 515 Sul sentido região central. A partir desta segunda (14), a W3 Norte começa a receber os primeiros dos 88 bolsões exclusivos ao longo da pista.

Sinalização do bolsão sendo feita na W3 Sul, próximo ao Pátio Brasil (Foto: Reprodução/TV Globo)

As primeiras vias que receberam esse tipo de sinalização foram a S1 e a N1, no Eixo Monumental, em setembro de 2017. Ao todo, foram instalados 33 bolsões. O local foi escolhido pelo Detran devido ao “grande volume de motos que circulam na região e o alto índice de acidentes”.

Entre janeiro e março deste ano, 24 motociclistas morreram em acidentes de trânsito. Ao todo, eles são mais de 197 mil unidades, equivalente a 11,4% de toda a frota de veículos do DF.

Veja Também