• domingo , 17 dezembro 2017

Android envia dados de localização para o Google mesmo com função desativada

(Foto: Reprodução/Android Central)

Uma investigação revelou que os dispositivos Android coletam e enviam dados de localização para o Google mesmo quando o recurso está desativado. Conforme relata o 9to5Google, a empresa confirmou que tem feito isso desde o início de 2017 e que deve terminar a prática no final deste ano.

O Google diz que os telefones com sistema operacional Android coletam os endereços das torres de celulares próximas e transmitem a informação de volta aos servidores. Mas, segundo a companhia, os dados não estão sendo armazenados ou usados.

Os endereços da torre celular foram incluídos nas informações enviadas ao sistema que o Google usa para gerenciar notificações push e mensagens, explica um porta-voz da empresa. Mesmo que o Google não utilizasse os dados, especialistas de segurança dizem que a coleta sem permissão é potencialmente arriscada.

Embora os dados enviados ao Google sejam criptografados, eles poderiam ser enviados para um terceiro, caso o telefone tivesse sido comprometido com spyware ou outros métodos de hacking. Cada telefone tem um número de identificação exclusivo, com o qual os dados de localização podem ser associados.

Veja Também