• sábado , 26 Maio 2018

Alistamento ao serviço militar passa a ser feito pela internet no DF

Novidade é para jovens que têm CPF; ‘peneiragem’ é feita com questionários na web. ‘É facilidade para cidadão evitar deslocamentos desnecessários’, diz Exército.

Alistamento ao serviço militar passa a ser feito pela internet no DF

Pela primeira vez, o alistamento ao serviço militar obrigatório no Distrito Federal poderá ser feito pela internet. A novidade está disponível na página do Exército aos jovens que completam 18 anos e que têm CPF. O prazo vai até 30 de junho.

Segundo o coronel Aquino, da Diretoria de Serviço Militar, quem não tem CPF vai poder procurar a junta militar, como sempre aconteceu. “É mais uma comodidade, uma facilidade para o cidadão evitar deslocamentos desnecessários.”

O processo pela internet será feito por meio de questionários. O jovem vai responder perguntas sobre assuntos como condições de saúde, situação financeira ou qualquer outro motivo que possa impedi-lo de servir ao Exército.

O andamento do processo pode ser acompanhado na mesma página. Quem for dispensado vai poder tirar o certificado direto da internet.

Não haverá mais escolha entre Exército, Marinha ou Aeronáutica. O jovem vai apenas dizer qual a preferência dele, cabendo às Forças Armadas definirem onde ele será alocado.

Todos os anos, aproximadamente 1,8 milhão de homens se alistam. Apenas 5% (cerca de 100 mil) acabam “efetivados”.

Font: G1

Veja Também