• quarta-feira , 17 outubro 2018

Ônibus adaptado recolhe lixo eletrônico no DF para reciclagem

Ele fica estacionado em pontos da Esplanada dos Ministério até o final da semana. Entenda o que é lixo eletrônico.

Um ônibus adaptado recolhe lixo eletrônico no centro de Brasília para reaproveitamento e reciclagem. A iniciativa é da ONG “Programando o Futuro”, de Valparaíso de Goiás, Entorno do Distrito Federal, que juntou 400 toneladas somente no ano passado.

Nesta quarta-feira (23), o ônibus ficará estacionado em frente à Câmara dos Deputados e vai para o Ministério do Desenvolvimento na quinta (24). Ele permanecerá a semana toda em diferentes pontos da Esplanada dos Ministérios.

O que é lixo eletrônico?

Lixo eletrônico separado para reciclagem dentro de ônibus da ONG “Programando o Futuro” (Foto: TV Globo/Reprodução)

O coordenador do projeto, Vilmar Simion, explica que este tipo de lixo compreende todo equipamento eletrônico que esteja em desuso, seja por algum defeito, por inatividade ou por desgaste.

“A maioria da população não sabe nem que é possível reciclar.”

Coordenador da ONG “Programando o Futuro”, Vilmar Simion, que faz reciclagem de lixo eletrônico (Foto: TV Globo/Reprodução)

Alguns equipamentos passam por conserto e são reaproveitados. Nestes casos, a ONG destina os aparelhos a instituções de educação ou de assistência social. Já o que vira lixo é tratado para voltar à linha de produção.

“O resíduo eletrônico é um composto de, pelo menos, 17 tipos de resíduos diferentes. Então, fazemos a separação e garantimos que cada um seja processado e, em até 40 dias, volte pro mercado em forma novos produtos”, explicou Simion.

Fiação de computador restaurado pela ONG “Programando o Futuro” (Foto: TV Globo/Reprodução)

 

Veja Também