• domingo , 9 dezembro 2018

Detran do DF inicia, nesta 2ª, atendimento especial a usuários afetados pela greve

Horário será estendido das 7h às 19h. Atingidos pela paralisação têm 60 dias para regularizar situação.

Motoristas têm 48 horas para entregar as carteiras de habilitação na corregedoria do Detran-AC (Foto: G1 )

Após 39 dias em greve, os servidores do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) voltaram ao trabalho nesta segunda-feira (23). De acordo com a direção do órgão, os funcionários vão atender o público em horário estendido, das 7h às 19h. O atendimento especial deve seguir, pelo menos, até 7 de maio.

Na sexta, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) anunciou que cortaria o ponto dos servidores que não voltassem ao trabalho. Ele também disse considerar a greve “inadmissível”. As declarações foram dadas durante a inauguração da primeira central de quimioterapia do Hospital Regional de Taguatinga (HRT).

A recomendação é que os usuários que tiveram documentos ou prazos vencidos no período da paralisação – de 13 de março a 20 de abril – compareçam em uma das 10 unidades do Detran para regularizar a situação. O departamento informa que essas pessoas “terão a demanda atendida”. (Veja lista abaixo)

No caso das vistorias agendadas pelo site do Detran-DF, os proprietários dos veículos devem procurar o posto de atendimento onde foi feito o agendamento. A inspeção será por ordem de chegada, em fila única.

Carro de fiscalização do Detran do Distrito Federal (Foto: Andre Borges/Agência Brasília)

Apesar do atendimento especial se estender por duas semanas, o Detran esclarecer que os usuários terão prazo de até 60 dias para regularizar a pendência, “com a isenção de qualquer encargo sobre o serviço vencido durante a paralisação dos servidores”.

Veja a lista de serviços que terão atendimento especial nos próximos dias:

  • Documento Único de Transferência (DUT) com prazo de transferência vencido
  • Veículos vistoriados que não concluíram a transferência
  • Recursos de multas e identificação de condutores vencidos
  • Processos de habilitação vencidos

Em relação às provas teóricas suspensas, o Detran-DF informa que a banca examinadora funcionará, de 24 a 27 de abril. Segundo o último balanço, 3.760 candidatos afetados pela greve aguardavam pelo serviço.

A greve

Na pauta, os servidores do Detran reivindicavam reajuste de 10% no auxílio-alimentação e regulamentação da jornada de trabalho em lei para cumprir 30 horas semanais.

Durante a greve, Rollemberg disse que o governo tentou negociar com o sindicato, mas não houve acordo. Na época, o porta-voz do Sindicato do Detran, Fábio Medeiros, afirmou que o governo foi “intransigente”.

Durante os quase 40 dias de paralisação, nenhuma das unidades do Detran funcionou. A estimativa é de que a greve tenha afetado 10 mil pessoas que buscavam atendimento.

Atendimento especial do Detran-DF

Quando: a partir desta segunda (23)
Horário: das 7h às 19h (de segunda a sexta-feira)
Público: usuários que tiveram documentos ou prazos vencidos no período de greve dos servidores

 

Veja Também